São José de Ubá é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Em 2014, a população aferida pela estimativa do IBGE foi de 7 175 habitantes.[2] Os nascidos na cidade recebem a denominação de ubaenses.
Ocupa uma área de 251,36 km², situando-se a 95 metros de altitude.
História
São José de Ubá foi uma sesmaria desbravada por bandeirantes e na época era conhecida como “Ranchos dos Ubás”, pois abrigava os tropeiros vindos, em sua maioria, de Minas Gerais. O distrito foi criado pelos decretos estaduais nºs 1 de 8 de maio e 1-A de 3 de junho de 1892, subordinado ao município de Cambuci, ex-Monte Verde. Em 1938 passou a se chamar Juca Neto através do decreto nº 641, sendo que em 1943 prevaleceu o nome São José de Ubá pelo decreto Lei estadual nº 1056 de 31 de dezembro.
Um dos mais antigos proprietários desta terra foi o senhor Juca Neto que doou parte de suas terras ao padroeiro da cidade, São José. O nome São José de Ubá é originário da junção do nome do santo padroeiro com o nome da planta nativa do lugar denominada de ubá (planta herbácea da família anonáceas usadas na confecção de balaios e cestos).
O desenvolvimento dessa terra até 1960 se deu pelo cultivo de variados produtos como, café, cana-de-açúcar, feijão, algodão e milho, no entanto a partir desta data foi iniciado o plantio do tomate que se expandiu e transformou a sua economia. A instalação do CEASA (Mercado do Produtor do Norte Fluminense) em 1978 consolidou o plantio desse produto no município que é hoje o segundo maior produtor de tomate do estado.
Em 2 de novembro de 1995 por uma votação de 99,43% a população disse “sim” a emancipação do então distrito.
Comemora-se a data de emancipação no dia 28 de dezembro de 1995, dia em que o então Governador do estado do Rio de Janeiro Marcelo Alencar assinou a Lei nº 2.459 de sua criação.[5]